
Existem cenas que não se repetem... facilmente... e se tentarmos; o custo para obter uma situação "flagrante do Dia a Dia", com esta naturalidade e simplicidade é muito alto e mesmo assim difícil de obter o resultado desejado. Para obter imagens do cotidiano humano, como a desta menina, tem que ser usando uma câmera amadora ou silenciosa (obturador eletrônico) ou ate mesmo do celular... mais no silencioso. Os grandes fotografos de fragrantes do mundo, usavam a câmeras da marca Leica, consideradas as mais silenciosas do mundo. Desta forma estes fotografos poderiam abusar... do cotidiano humano, pois nao tinha o click do obturador barulhento para interferir. A experiência leva a fotografar sem olhar no visor, imaginando a cena, o angulo da lente e a composição.... assim mesmo que ouvir o som do disparo, o fotografado...ainda imagina...o que que este sujeito esta fotografando... costumo ainda olhar, para o outro lado... dirigindo o indivíduo para a direção desejada, isto é quando o "humano" ouve o primeiro disparo. Na maioria das vezes, ninguem viu, ninguem sabe... e eu levei... um momento para a eternidade.
Falar é facil sobre como conseguir fotos assim. A Dica valiosa da fotografia não esta nas palavras acima, esta no ato, de sempre praticar, ainda mais atualmente com cartões de memória com preços saudáveis, a uns dois anos meu primeiro cartão de 4 gigas custou o equivalente a 3000 reais, hoje 115 reais compramos o mesmo cartão; a outra dica: fazer bom uso das técnicas fotográficas e regras, a soma das duas dicas... ajudam a conseguir o objetivo.
Como uma das minhas paixões, esta em caçar humanos, sem que os mesmos percebam ... a fotografia do cotidiano, para mim é fácil, nesta imagem acima tive tempo, de imaginar a composicao, de estudar manualmente a exposição, e a velocidade... tudo isto rapidamente sem olhar no visor, pois... rapidez e experiência... traz o resultado e fica mais gratificante quando "ninguém" no ônibus (circular) nota... inclusive a menina.
O resultado foi uma imagem nítida (original), combinada com uma velocidade baixa, comprovável ao ver o movimento fora do ônibus (na janela), e os pés da menina (em movimento). A luminosidade e a perfeita fotometria, faz com que a luz... molde a face da menina e preencha o banco vazio.. dando dimensão, o bico acentua os detalhes e as luzes e sobras, movem os olhos pela imagem. Minha opção por duotone em tons de azuis...e justamente para levar o observador, do imaginário ao real.
foto: Ronald Peret - camera compacta Sony - DSC S85 (2001)- pequena (440g), com recursos manuais e um sensor de 4.1 megapixels. Detalhes da câmera dpreview (melhor site de informação em inglês , sobre câmeras fotográficas do mundo).