
Maravilhoso ganhar um prêmio em um concurso de fotografia, mas em um real: Sony, Kodak, Leica, Nikon, Canon... das revistas, Photo Magazine, Photo Reporter, Photo (francesa), Fotografe, Terra, e mais ainda um dos grandes do photojornalismo internacional...
A razão de postar, sobre este tema "concursos fotográficos", é uma forma de alertar, o que poucos sabem, a finalidade destes concursos e ter material para publicidade própria e de outros, a um custo baixíssimo. A grande maioria dos concursos, principalmente os realizados em cidades turísticas, hoteis e empresas, ligados ao turismo e hospedagem, são de montar a principio um banco de imagens.
Na verdade os premiados, recebem sua parte, muitas vezes o valor dos prêmios é inferior, aos pagos por um banco de imagens, mais pelo menos recebem um valor real. Todos os outros participantes "saem". Ao esquecer de ler uma das clausulas, não imaginam que todas as imagens, iram pertencer aos idealizadores do concurso, isto mesmo todas, sem nenhuma remuneração posterior o do uso, eles podem usar e abusar das imagens...mundo afora, ate vende-la, como vc vai saber... por isto pense duas vezes, antes de participar de um concurso, sua imagem pode valer muito mas no mercado, alem de atrapalhar a sua vida, ou a de quem vive da fotografia.
Um exemplo da famosa clausula, que simplificando diz: tudo é nosso depois.
Todas as fotografias inscritas, inclusive as premiadas em 1º, 2º, 3º lugares e com Menções Honrosas, passarão a pertencer ao acervo de fotos do (Idealizador do Concurso), podendo ser utilizadas em publicações diversas, montagem de exposições, apoio decorativo, folhetos e em quaisquer outras peças promocionais que porventura venham a ser produzidas pelo (Idealizador do Concurso), a que tempo for, sem qualquer consulta prévia ou aviso. Poderão também ser cedidas para quaisquer órgãos, entidades e parceiros do (Idealizador do Concurso) para publicações em peças promocionais dos atrativos turísticos retratados, ressalvada a citação do autor(a) como crédito.